« Página Principal    « Imprensa  « Regressar   Avançar »

O Rei Morreu - Viva O Rei
 

Artigo publicado pelo Jornal Correio da Manhã, em 18/02/2001

Nasceu um Novo Clube de Fãs de Elvis Presley

Há, espalhados pelo globo, milhões de fãs de Elvis Presley. O “Rei” morreu há 24 anos, mas o Mundo teima em não esquecer. E se a sua música continua viva – uma das frases que os “fiéis” mais frequentemente gostam de repetir – nem só de som vive a memória do cantor mais popular do universo. Há dezenas de filmes, registos de vídeo, fotos, artigos de jornais e revistas, livros, etc., que os fãs fazem questão de colecionar religiosamente. 

Desde 21 de janeiro, Portugal tem mais um clube de fãs de Elvis. Chama-se “Elvis 100% - Still Rockin’!” e foi fundado por quatro “incondicionais”: Célia Carvalho, Sandra Raquel Santos, Carlos Santos e José João Simões. A ideia para fundar este núcleo surgiu há cerca de seis meses, conforme explicaram ao Correio da Manhã. “Quisemos pôr de pé um clube que cuidasse de Elvis e da sua obra, e que tivesse como lema a transparência e a lealdade para com todos os fãs. Queremos partilhar o nosso gosto com toda a gente que goste dele, porque não há nada melhor do que estar com pessoas que partilhem os nossos gostos," começou por dizer José João.

O primeiro dos objetivos a atingir pelo clube é o lançamento de uma revista bimestral, "com montes de fotografias". "Os fãs não têm acesso a informação correta e regular sobre o Elvis, e  nós queremos colmatar essa falha. Vamos divulgar tudo o que diz respeito a edições de livros, lançamentos de discos, encontros internacionais de fãs, ou mesmo curiosidades: aquelas coisas menos conhecidas que nós descobrimos na Internet ou através dos livros que encomendamos do estrangeiro," esclareceu a Célia.

Quem se inscrever para sócio - a quota custa 2 mil e quinhentos escudos anuais - vai receber, portanto, seis revistas por ano, mais seis fotografias (uma por revista), mais um prémio surpresa que lhe será oferecido no dia do seu aniversário. Pode ainda participar nos concursos promovidos pelo clube e enviar para publicação os seus artigos de opinião e os seus desenhos. Toda e qualquer sugestão - desde que construtiva - será bem vinda.

Finalmente, será acolhido de braços abertos nas festas promovidas para convívio entre os sócios. "Queremos organizar, pelo menos, uma festa por ano, que se realizará perto do dia de nascimento do Elvis, em janeiro, ou do da sua morte, em agosto," contou a Sandra Raquel. "Queremos fazer festas divertidas, com muita música para ouvir ou dançar, com a troca de presentes, com comida e bebida e, sobretudo, com muita - e boa - conversa."

Crescei e multiplicai-vos

A Sandra Raquel e o Carlos conheceram-se por causa do Elvis. Hoje, estão casados - a paixão comum pelo cantor mudou as suas vidas. Agora querem partilhar a sua felicidade com mais gente. "Há muitas pessoas a gostar do Elvis neste país. Se não, os discos não se vendiam tão depressa," lembrou o Carlos. "Assim que os CD's são lançados, desaparecem rapidamente dos escaparates. Vendem-se num instante. Por alguma razão deve ser."

Outro dos objetivos do clube é, por isso, dar o "toque a reunir": a palavra de ordem é atrair sócios; quantos mais, melhor. Aliás, neste aspeto, Portugal é uma pequena ilha quando comparada com o resto do Mundo. Se os fãs de Elvis Presley não são contabilizáveis, os clubes, esses, estão registados no Guinness Book of World Records. "De acordo com o Guinness, o Elvis é o artista com mais clubes de fãs do Mundo. No ano passado, havia 613, mas este ano, com a abertura do nosso, há pelo menos 614...," gracejou a Célia. Para cativar gente - que se quer dos 8 aos 80 anos - o clube vai inclusivamente ter uma página na Internet, em português e inglês para, se possível, angariar sócios de outros países. "Os fãs de Elvis não enriquecem, porque gastam todo o seu dinheiro a comprar tudo o que se relacione com ele, mas são ricos de outra maneira. A amizade é aquilo que de mais valioso nos une uns aos outros."

Os interessados em obterem mais informação sobre o clube podem escrever para a morada: Clube de Fãs Elvis 100%, Apartado 930, 2795-996 Queijas.

Nota: Este apartado, na altura em vigor, já não se encontra atual. Favor não utilizar.

« Página Principal    « Imprensa  « Regressar   Avançar »