« Página Principal  « Iniciativas « Regressar  Avançar »


FESTA DE TRIBUTO A ELVIS, "ELVIS & FRIENDS"
OLIVEIRA DE AZEMÉIS - 02/02/2014

SAIBA COMO TUDO SE PASSOU!

No dia 2 de fevereiro de 2014 algo inédito aconteceu em Portugal: celebrámos o 79º aniversário do nascimento de Elvis e o 13º ano de atividade do Clube Elvis 100% com uma visita guiada à Barbearia-Museu Elvis, que existe em Oliveira de Azeméis, ao que se seguiu um almoço no restaurante Rei Dom Pipas, esse seguido de duas atuações de tributo a Elvis pelos artistas portugueses, António Carlos Coimbra e Francisco Peças. A ideia para esta iniciativa partiu de Aníbal Simão, proprietário da barbearia-museu, que há muito desejava fazer algo relacionado com Elvis na sua terra. Ora conhecendo-nos todos entre nós, incluindo os artistas de tributo, umas coisas levaram a outras e foi um sucesso!

Nunca imaginamos que, ao divulgar este evento com 2 meses de antecedência para a comunicação social, o mesmo tivesse recebido tanta atenção. Foram diversos os jornais e sites na internet que publicaram a notícia. E tudo em parte devido à atenção que a Agência Lusa deu ao acontecimento, tendo para o efeito entrevistado os artistas e o proprietário da barbearia. Senão, vejam bem: tivemos a presença de todos os canais televisivos (até do Porto Canal - https://www.youtube.com/watch?v=kTWvof43cLg), com exceção da TVI. A RTP (ver ligação à reportagem em baixo) fez uma reportagem e a SIC, também (ver ligação à reportagem em baixo). Sendo que passaram por 5 vezes cada uma delas nos respetivos canais. A Rádio TSF esteve in loco para cobrir o evento. Já no restaurante, depois de termos visitado a barbearia, onde a RTP fez uma reportagem, tivemos o prazer de a ver a passar pela primeira vez na televisão! As 140 pessoas (tivemos de começar a negar reservas porque a sala esgotou uma semana antes da data do evento) presentes ficaram muito entusiasmadas, como seria de esperar. Na Internet, perdemos a conta às notícias que foram saindo.

Aníbal Simão, na sua barbearia.Parte do grupo durante a visita à barbearia.
A equipa de reportagem da SIC e do Jornal de Notícias.A equipa de reportagem da RTP com Francisco Peças, Aníbal Simão e António Carlos Coimbra.
A RTP a entrevistar os artistas de tributo.António Carlos Coimbra, feliz neste encontro.

Quanto aos jornais, destacamos o Diário de Notícias, que realçou a notícia em páginas centrais a cores e na capa do jornal! Para o efeito entrevistou os artistas, Aníbal Simão e Célia Carvalho, da Direção do Elvis 100%. Ainda o Jornal de Notícias, que publicou não uma, mas duas notícias sobre o evento, uma antes e outra depois. O Correio da Manhã, A Bola, o Diário de Aveiro, o Diário de Coimbra, o Expresso, o Sol, o Jornal da Madeira, etc, etc. Tudo isto foi contagiante e traduziu-se em  alegria pura, manifestada durante o almoço e as fantásticas atuações dos nossos artistas de tributo, tanto a solo, como em dueto. Temos a agradecer-lhes a forma como se entregaram de corpo, alma e coração ao projeto, visto que nem sequer receberam remuneração pelo seu trabalho (apenas tiveram as suas despesas pagas pelos diversos patrocinadores que conseguimos angariar para o efeito, a quem também agradecemos).

A entrada do Restaurante Rei Dom Pipas.Uma parte da sala do restaurante, que estava repleta.
Outra mesa, durante o almoço.Lisa Maria Simão e Fatinha Santos.Aníbal Simão, exibindo prenda recebida de Victor Rodrigues, cuja esposa fez este Elvis para o museu, claro.
Francisco Peças, Juvenal Ferreira e António Carlos Coimbra.Jorge Custódio, Fatinha Santos e Célia Carvalho.

A nossa gratidão vai também para a filha do Sr. Aníbal Simão, Lisa Maria, e ao Marco, que ajudaram com o som e no intervalo da passagem da atuação de um artista para outro. Lisa é detentora também de uma bonita voz e cantou e animou com uma breve sessão de karaoke em que alguns dos presentes (e sócios deste clube!) exibiram os seus talentos vocais! Os nossos agradecimentos vão de igual forma para o Restaurante Rei Dom Pipas e o seu pessoal, que desde o início abraçou este projeto e tudo fez para que o almoço e lanche decorressem dentro das expetativas dos presentes. Foi um dia em cheio, que começou às 11h00 na Barbearia-Museu Elvis e terminou no Rei Dom Pipas (que nesse dia foi o Rei Dom Elvis!) por volta das 18h30. Agradecemos também, claro está, a todos os fãs de Elvis que estiveram presentes e até aos não fãs, que encheram aquela sala. Ficou uma ponta de saudade e a vontade de organizar outra festa semelhante para daqui a um ano! Fiquem atentos às nossas divulgações. Deixamos ficar algumas fotos do evento (não duvidamos que foram tiradas milhares nesse dia) e alguns testemunhos de quem esteve presente para se poder pronunciar.

António Carlos Coimbra a ser entrevistado pela TSF.Francisco Peças, a ser entrevistado pela TSF.Primeiro dueto de António Carlos Coimbra e Francisco Peças.
Jornal de Notícias, SIC e TSF, no local, a assistir às atuações dos artistas.Os artistas agradecem o estrondoso aplauso do público.
Veja os artistas a cantar em dueto:

“Quero felicitar o grupo Clube Oficial de Fãs “Elvis 100% - Still Rockin” e todos os colaboradores, assim como também aos tributos Francisco Peças e António Coimbra, não esquecendo todos os presentes, pela festa, pela amizade, pela partilha e até pela família que acabámos de construir. Houve alegria, lágrimas, emoção, enfim... Foi um dia marcante que vai ficar na minha memória para sempre e penso que na memória de todos os presentes. Quanto a mim, apenas tenho um a palavra para descrever tudo isto: FANTÁSTICO!” - Emília Faustino, Alcobaça.

Reportagem da RTP a passar pela primeira vez enquanto estávamos no restaurante.Aníbal Simão a ser entrevistado pela RTP na sua barbearia.
Célia Carvalho, a ser entrevistada pela RTP.Os artistas a serem entrevistados pela RTP.
Ver esta reportagem da RTP, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=l9HjQTJwLiQ
Ver a reportagem da SIC, aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=MoUtgHc4w-g

“OBRIGADA
Obrigada é a palavra mais simples, mas a que mais se adequa aquilo que o nosso clube de fãs ELVIS 100% fez por todos sócios e não só, pois também se destinou a quem gosta de ouvir Elvis e quis estar presente no evento do dia 02 de fevereiro de 2014 em Oliveira de Azeméis.
Obrigada por nos terem presenteado com um espetáculo inolvidável, soberbo, magnífico, incomparável, muitos outros adjetivos  haverá para descrever ao que assistimos naquele domingo que vai ficar, sem dúvida,  para sempre na minha memória e na do meu marido.
Obrigada pelo que foi vermos a Barbearia Elvis Museu cheia de boas recordações de Elvis.
Obrigada termos assistido até final do dia a um espetáculo dado por dois GRANDES ARTISTAS, António Coimbra e Francisco Peças, que não quiseram imitar Elvis mas sim fazer uma bonita homenagem ao Rei, cantando de uma maneira grandiosa e própria as suas canções, que nos fez esquecer, melhor dizendo, que nos fez “ver” como seria na realidade um espetáculo dado por Elvis ao vivo.
Obrigada aos artistas por terem cantado no início em conjunto, o que trouxe lágrimas aos olhos de várias pessoas que os ouviam e de igual modo terminaram a atuação.
Obrigada pelas canções de Elvis que cantaram ao longo da tarde e tão bem o fizeram, ao ponto de, tanto o meu marido como eu, nos termos emocionado.
Obrigada pela  emoção sentida ao ouvir o António cantar It’s Now or Never, pois foi com essa canção que ouvi pela primeira vez que me tornei fã de Elvis aos 10 anos de idade.
Obrigada também ao Francisco por ter cantado uma música de um filme de Elvis, pois há lindas canções nos vários filmes onde  Elvis foi o ator principal.
Obrigada pelo dueto final, e por tudo que cantaram a solo que nunca esqueceremos.
Obrigada por nos terem dado uma alegria do tamanho do mundo pelo espetáculo a que assistimos, e que foi comparável a um dos melhores a que já vi.
Obrigada ao restaurante Rei Dom Pipas por nos ter acolhido para este evento.
Obrigada, por último, mas não menos importante à imprensa escrita e televisiva, pois sem ela a festa “Elvis & Friends” seria “anónima” para o País.
Obrigada, obrigada, obrigada à Célia Carvalho por tudo que tem feito por Elvis e pelos sócios do Elvis 100%, tornando-nos mais felizes. Um bem haja. Obrigada a todos os envolvidos e a todos os presentes, pois sem amor nada seria possível.” -
Virgínia Rebelo, Entroncamento.

Alice Oliveira e António Carlos Coimbra.A atuação de Lisa Maria Simão.Juvenal Ferreira, na sessão de karaoke.

“No domingo, no restaurante Dom Pipas, verifiquei que Elvis continua a conquistar pessoas pela sua história de vida, pela maneira como cantava, ele era maravilhoso. Tal como ele, também o evento foi maravilhoso. Ao grande amor que temos a Elvis, juntou-se sinceridade e humildade e resultou num evento grandioso. Graças ao emprenho e dedicação da Célia e do Jorge e também, claro, ao contributo do António e do Francisco, que tornaram possível que eu vivesse de novo os meus 13 anos e o tempo em que sonhava a ouvir It’s Now or Never. Realmente, a família é-nos imposta, mas os amigos são escolhidos. Eu escolhi quem ama Elvis como eu! MUITO OBRIGADA!” - Ana Paula Ferreira, Corroios.

Jorge Custódio com a filha mais nova de Francisco Peças, Lisa Maria (4 anos).Atuação de António Carlos Coimbra.
Atuação de António Carlos Coimbra.
Atuação de António Carlos Coimbra.António Carlos Coimbra, a ser seguido pelo fotógrafo do Jornal de Notícias.
Victor Rodrigues, com Olga Santos, António Carlos Coimbra e Carmen Jacome.Ana Paula Ferreira, António Carlos Coimbra e Célia Carvalho.

“Um fim de semana memorável. Elvis é assim, 36 anos depois da sua morte, ele continua bem presente para todos os fãs, isso ficou provado no fim de semana de 1 e 2 de fevereiro. Foi um reencontro com amigos onde se fizeram novos amigos, convivemos, falamos, rimo-nos e choramos. Elvis esteve sempre presente. Tenho de agradecer ao Clube Elvis 100% por todo o seu trabalho e dedicação, ao Sr. Aníbal Simão pela sua boa disposição e por nos ter aberto as portas da sua barbearia / museu ao Elvis, ao Francisco Peças e ao António Carlos Coimbra pelas suas magníficas interpretações. Elvis é assim: uma grande família.” – Carmen Jacome, Alcobaça.

Atuação de Francisco Peças.

Gostaria de começar por dizer que criticar e dizer mal de algo que seja, torna-se por vezes mais fácil do que elogiar, louvar e dizer bem. No entanto, e neste caso específico, nada poderá ser dito em desabono, nem da organização do evento pelo nosso Fã Clube Elvis 100%, que esteve simplesmente "Soberbo" em todos os aspetos logísticos e organizativos, o que muito se deve obviamente ao empenho muito, muito grande, da Célia e do Jorge. Um grande Bem-Haja para eles. No toca ao espetáculo em si, e ao desempenho dos dois artistas, António Carlos Coimbra e Francisco Peças, resta-me dizer que me encontro totalmente "Rendido". Não só pelas qualidades vocais e performances artísticas, mas também pelas enormes e extraordinárias qualidades humanas. Quero também salientar o lindíssimo empenho demonstrado por todos os Fãs presentes, por tudo isso concluo dizendo que o nosso convívio/espetáculo no passado dia 2 de Fevereiro foi um sucesso decorrendo de modo único e magistral. BEM-HAJAM a todos vós.” – Juvenal Ferreira, Corroios.

Atuação de Francisco Peças.Francisco Peças e Ana Paula Ferreira.
Francisco Peças e Maria Virgínia Rebelo.
Francisco Peças, Emília Faustino e Aníbal Simão.Francisco Peças e Fatinha Santos.Célia Carvalho ajuda Francisco com o cinto, que estava a desatar-se.

“Quando as nuvens passam, imaginem a alegria que nos dá o azul do céu... senti com entusiasmo a magia que inspira o talento de verdadeiros Artistas, António Coimbra e Francisco Peças, que na sua sinceridade e humildade nos encantaram, no brilho das suas vozes deram cor a uma tarde memorável! Um bem haja a todos que tornaram possível um sonho assim!” – Victor Rodrigues, Tábua.

António Carlos Coimbra e Francisco Peças atuam em conjunto.Atuação conjunta dos dois artistas.A cumplicidade dos artistas.
O grande final, vozes fantásticas!O cumprimento e a satisfação da missão cumprida.
A despedida.

O dia 02-02-2014, foi memorável e ficou na memória e no coração dos fãs de Elvis Presley. Pela primeira vez em Portugal, fez-se um tributo ao Rei com dois artistas. Sinceramente, ninguém estava à espera do impacto que este tributo ia dar, mas deu e muito. E porquê? Primeiro, porque existe a barbearia do Sr. Aníbal que é um verdadeiro museu só com recordações de Elvis, e que é visitada por muitas pessoas quase todos os dias. A Agência Lusa foi informada deste Evento pela Presidente do nosso clube, a minha amiga Célia Carvalho e foram eles que divulgaram à Imprensa. Conclusão: Apareceu a SIC, a RTP, a rádio TSF e vários Jornais. Até o Jornal A Bola tinha o nosso Evento nas páginas centrais, assim como o Diário de Notícias e outros jornais. No domingo, dia 2, realizou-se um almoço com 140 pessoas, no Restaurante Rei Dom Pipas, onde tivemos o prazer e a alegria de ouvirmos os nossos dois cantores e que cantam maravilhosamente bem; o Francisco de Bruno Peças, e o António Carlos Coimbra. Foi um Tributo a Elvis excelente, mas a grande intenção não é só a de homenagear o Rei, mas também o convívio entre os fãs e as amizades que se criam entre nós. Tudo graças ao grande amor que temos a Elvis Presley. Amei este dia. Os grandes mentores deste Evento foram a nossa Presidente Célia Carvalho, e o Sr. Aníbal com o seu museu, que a Imprensa adorou. Mais gente trabalhou muito, mas temos de agradecer aos nossos grandes cantores que o fizeram só por amor a Elvis, e pela amizade pelos fãs e amigos. Foi lindo!!!” – Olga Santos, Mem Martins.

O agradecimento a quem tornou tudo isto possível.O reconhecimento veio com prendinhas para todos.
Marco, Lisa Maria Simão, Célia Carvalho, Francisco Peças, Jorge Custódio e António Carlos Coimbra.O discurso da Olga Santos, no final, bastante aplaudido.

“Dia memorável: Sinto orgulho por ter sido uma das presentes num evento de tal importância. O meu sonho foi realizado, pois em 1976, ano em que cheguei aqui a Portugal, sentia-me um peixe fora de água, pois eu, que era fã de Elvis desde os meus 3 aninhos, não conseguia entender como aqui mais ninguém o era! E quando me ouviam falar disso, olhavam para mim como se eu fosse uma ave rara! Bem, nunca imaginei que um dia iria ver os meios da comunicação social mais relevantes do nosso país estarem presentes num evento "tão nosso", desculpem-me a expressão... Mas 54 anos fã de Elvis penso que já me dá o direito de pensar assim. Na minha humilde opinião, tudo foi perfeito, ao ponto de me emocionar por diversas vezes... O meu muito obrigada pelo carinho que me dispensaram, desde a presidente do Clube, Célia Carvalho, fã como eu, até às nossas 2 grandes estrelas que estiveram no seu melhor... Quando lá cheguei só conhecia o nosso querido barbeiro Aníbal Simão, pois saí muito mais rica com um punhado de verdadeiros amigos. Estão todos de parabéns! "Thank you Elvis, you will always be King"- Fatinha Santos, Porto.    

"Adorei ter ido ao convívio de fãs do Elvis 100%. Foi a primeira vez e não será a última. A minha esposa não queria ir, pois não é fã de Elvis, mas lá foi e também adorou. Um bem haja a quem organizou o convívio." - Reinaldo Lopes, Oliveira de Azeméis.

"Este Elvis Fest Lusitano foi para mim uma fonte de alegria. Conheci novos amigos, converti alguns virtuais em reais e senti que estava reunido com uma grande família de que eu próprio faço parte. Houve ali um encontro entre pessoas que apreciam a música e a personalidade de Elvis Presley. Pessoas de boa índole e sóbrias. Pessoas de bem. No dia seguinte estava terrivelmente cansado, mas com uma sensação de dever cumprido. O Elvis 100% organizou um acontecimento inesquecível e que se deseja repetido e com muitos mais amigos. É isso o principal da vida, penso eu, partilhar dons, dos quais o amor é o mais importante, dar e receber. Eu recebi muito e dei o que pude. Todos os presentes deram um pouco de si numa celebração que marcou os 79 anos do nascimento do Rei. Viva Elvis." - António Carlos Coimbra.

Para ver todas estas fotos (e muitas, muitas mais) com qualidade, é consultar os álbuns de fotos no Facebook do Elvis 100%:
Álbum 1 - "Elvis & Friends" - Visita à Barbearia-Museu Elvis

Álbum 2 - "Elvis & Friends" - Almoço no Restaurante Rei Dom Pipas
Álbum 3- "Elvis & Friends" - Atuação de António Carlos Coimbra
Álbum 4 - "Elvis & Friends" - Atuação de Francisco Peças
Álbum 5 - "Elvis & Friends" - Atuação de António Carlos Coimbra e Francisco Peças
Álbum 6 - "Elvis & Friends" - O Reconhecimento

« Página Principal  « Iniciativas « Regressar  Avançar »