« Página Principal « Regressar  Avançar »

1935-1957    1958-1965    1966-1969    1970-1977
(Clique nas datas para aceder à biografia de Elvis)

Biografia de Elvis Presley
1958-1965

Finais de janeiro – Início de março de 1958
Elvis inicia as filmagens e as gravações para o seu quarto filme, King Creole.

15 de março de 1958
Elvis dá dois concertos em Memphis. Seriam as suas últimas atuações ao vivo até ao seu regresso do Exército, em 1960.

24 de março de 1958
Elvis Presley é aceite no Exército dos Estados Unidos no Quadro de Recrutamento de Memphis e é-lhe atribuído o número de série 53310761.

25 de março de 1958
Elvis faz o seu famoso corte de cabelo à soldado em Fort Chaffee, no Arkansas.

29 de março de 1958
O Soldado Presley chega a Fort Hood, no Texas, para os treinos básicos e ali fica posicionado durante seis meses. Os seus pais em breve mudam-se para uma casa temporária perto da base.

10 de junho de 1958
Depois dos treinos básicos, durante a sua primeira licença, Elvis tem uma sessão de gravação, a última que fará até 1960.

Julho de 1958
King Creole, o quarto filme de Elvis, estreia nacionalmente e as críticas são as melhores que iria receber pela sua capacidade como ator. A sua impressionante lista de atores e elenco de apoio incluem Carolyn Jones, Walter Matthau, Dean Jagger e Vic Morrow. Torna-se um filme do top 5 em termos de êxito de bilheteira. Este filme, realizado por Michael Curtiz (Casablanca), que se desenrola em New Orleans e se baseia no romance de Harold Robbins, A Stone For Danny Fisher, viria a ser considerado o melhor filme de Elvis, o seu melhor desempenho como ator e uma prova irrefutável do seu potencial em vir a ser um ator sério e respeitado, muito embora a realização deste desejo se mantivesse para sempre fora do seu alcance.

Para ver mais fotos de King Creole, consultar a Galeria.

Agosto de 1958
Gladys Presley fica doente e regressa a Memphis para ser hospitalizada com uma hepatite aguda. É concedida uma licença de emergência a Elvis, que chega a Memphis na tarde de 12 de agosto. Visita-a nessa noite, e no dia e noite seguintes. Poucas horas depois de Elvis regressar a Graceland para descansar, ela morre na madrugada de 14 de agosto, aos 46 anos. O seu corpo é posto em Graceland nessa tarde. O cerimonial fúnebre tem lugar na Casa Funerária de Memphis no dia 15, com os Blackwood Brothers a cantar Precious Memories e Rock of Ages, duas das canções religiosas favoritas de Gladys. É sepultada no Cemitério Forest Hill, a poucas milhas de distância de Graceland. Elvis fica devastado.

25 de agosto de 1958
Elvis regressa e apresenta-se em Fort Hood.

Setembro/outubro de 1958
Em 19 de setembro Elvis embarca no comboio das tropas para Nova Iorque e mais tarde embarca no USS Randall e parte para a Alemanha, chegando no dia 1 de outubro. Ficará posicionado em Friedberg durante 18 meses, mantendo uma residência fora da base em Bad Nauheim, partilhada com o seu pai e avó e alguns amigos de Memphis. Descobre que os fãs europeus são tão entusiásticos como os fãs americanos.

8 de janeiro de 1959
Elvis é entrevistado sem a presença de câmeras via telefone trans-Atlântico por Dick Clark, para o seu American Bandstand Show, na ABC-TV. O programa comemora o 24º aniversário da estrela (Elvis nunca atuou no American Bandstand).

Numa licença de duas semanas, Elvis visita Munique, depois vai visitar os clubes em Paris, que incluíram uma visita ao Lido.

O Coronel Parker continua a manter a carreira de Elvis viva com promoções e lançamento de discos com sucessos.

Novembro de 1959
O Capitão Joseph Beaulieu é transferido do Texas para a Base da Força Aérea de Weisbaden, perto de Friedberg, acompanhado da sua esposa e filhos, incluindo a sua filha adotiva de 14 anos e meio, Priscilla Ann. (Priscilla é a filha única do casamento de Anne Beaulieu com o seu primeiro marido, James Wagner, um piloto da Marinha que foi morto num despenhamento de avião quando Priscilla era ainda pequenina). Através de um amigo mútuo, Priscilla é convidada para ir a uma festa na casa de Elvis pouco depois da sua chegada à Alemanha. Conhecem-se e o resto é história.

20 de janeiro de 1960
Elvis é promovido Sargento.

Março de 1960
Elvis parte da Alemanha no dia 1 de março, chegando a New Jersey no dia seguinte para dar uma conferência de imprensa, e é oficialmente desmobilizado do serviço activo em 5 de março de 1960. Embarca num comboio para Memphis, chegando a 7 de março. A imprensa e as multidões de fãs estão por todo o lado para marcar esta série de eventos históricos. Detém uma conferência de imprensa em Graceland no escritório do seu pai, nas traseiras da mansão, em 8 de março.

Serviu o seu país como qualquer outro soldado, sem nenhuns dos privilégios especiais que o seu estatuto de celebridade lhe poderia ter granjeado. Estes dois anos passados afastado da sua carreira foram um tempo de amadurecimento. Também se tinha preocupado constantemente que a sua prolongada ausência pudesse ter prejudicado o progresso da sua carreira. Mas, ainda estaria para ver o auge da mesma.

Finais de março de 1960
Elvis detém a sua primeira sessão de gravação pós-Exército. Algum do trabalho gravado é para o álbum Elvis is Back!, que atingiria o primeiro lugar na tabela pop da Billboard. (As sessões iriam continuar até ao início de abril). Em 21 de março recebe o seu primeiro grau de cinturão negro de karaté, um interesse que havia desenvolvido enquanto estava no Exército. Em 26 de março grava uma edição especial Welcome Home, Elvis do programa de variedades de Frank Sinatra, na ABC-TV, pela qual recebe 125.000 dólares, uma soma que estabeleceria um novo recorde até à data para uma apresentação num programa de variedades.

Finais de abril de 1960
Elvis inicia as filmagens e as gravações para o seu primeiro filme pós Exército, o seu quinto filme, G.I. Blues, para a Paramount, o primeiro de nove filmes a ser produzidos (não consecutivamente) por Hal Wallis. G.I. Blues apresenta como estrela principal ao lado de Elvis a dançarina/atriz, Juliet Prowse.

8 de maio de 1960
A ABC difunde a edição de Welcome Home, Elvis de Frank Sinatra no seu programa de variedades, que atrai 41,5% da quota das audiências da televisão nacional.

3 de julho de 1960
Vernon Presley casa-se com a mulher divorciada e mãe de três filhos, Davada (Dee) Stanley, uma americana que conheceu na Alemanha, onde ela tinha estado posicionada com o seu marido militar. Vivem por um curto período de tempo em Graceland, depois mudam-se para uma casa ali perto.

Agosto/setembro de 1960
Elvis grava e filma para o seu sexto filme, Flaming Star, um drama com muito pouca música. Elvis faz o papel de filho de um pai de raça branca e de uma mãe nativa americana, dividido entre duas culturas, em 1800.
O filme apresenta como partnaire Barbara Eden.

Outubro de 1960
A banda-sonora do álbum para G.I. Blues entra na tabela dos álbuns da Billboard e chega num instante a número 1. Aí permanece durante 10 semanas e permanece na tabela durante 111 semanas. Viria a ser o álbum mais bem sucedido de toda a carreira de Elvis nas tabelas da Billboard. (Em termos de vendas totais de discos, não se sabe bem qual é o álbum que mais vendeu).

Novembro de 1960
Elvis começa a gravar e a filmar para o seu sétimo filme, Wild In The Country, que ficará terminado em Janeiro. G.I. Blues estreia nacionalmente e as críticas são boas, bem como a venda de bilhetes, situando-se no top 15 dos filmes mais rentáveis do ano. É um melodrama cómico ligeiro com imensas canções de Elvis, que é visto fardado na maior parte do filme.

Para ver mais fotos de G.I. Blues, consulte a Galeria.

Finais de dezembro de 1960
Flaming Star estreia a nível nacional e obtém boas críticas, mas ao contrário de G.I. Blues, este filme dramático com pouca música não se sai tão bem a nível de venda de bilhetes. No entanto, Elvis recebe um reconhecimento por parte de um concelho tribal pela sua positiva representação de um americano nativo, neste drama cheio de problemas raciais. O filme é banido na África do Sul devido ao seu tema inter racial.

Para ver mais fotos de Flaming Star, consulte a Galeria.


Elvis, a ser homenageado por um concelho tribal, reconhecendo o seu desempenho em Flaming Star.














 


Elvis, num intervalo das filmagens de King Creole.

Elvis, com Carolyn Jones, em  King Creole.

Elvis, indo para o Exército.

O famoso corte de cabelo.

Vernon e Elvis, após a morte de Gladys Presley.

Elvis chega à Alemanha.

Priscilla Beaulieu, com a sua mãe e irmãos.

Elvis, em Graceland, dá conferência de imprensa.
Elvis em Welcome Home, Elvis, com Frank Sinatra.

Elvis, com Juliet Prowse, em G.I. Blues.
Elvis, em Flaming Star.


Elvis, com Tuesday Weld, em Wild In The Country.

« Página Principal « Regressar  Avançar »