« Página Principal « Canções  « Regressar   Avançar »

 

Whole Lotta Shakin' Goin' On

download

(Williams / David)

Informação:

Whole Lotta Shakin' Goin' On foi escrita por Dave (Curly) Williams e Roy Hall (usando o pseudónimo, Sonny David), enquanto estavamos dois em Pahokee, na Florida, em 1954. Hal tinha sido pianista de Webb Pierce. A canção tem sido atribuída a diversos autores ao longo dos anos e com diversos títulos, desde Whole Lot-ta Shakin' Goin' On e A Whole Lot of Ruckus, a Whole Lot of Shakin' Going On.

 

Whole Lotta Shakin' Goin' On foi gravada pela primeira vez em 21 de março de 1955 por Big Maybelle (nome verdadeiro: Mabel Smith) em Nova Iorque (Okeh 7060). A sua banda foi dirigida por Quincy Jones. A gravação seguinte documentada foi pelo co-compositor Roy Hall (Decca 29697) em 15 de setembro de 1955, em Nashville. Embora ele fosse pianista, não foi utilizado nenhum piano na gravação. Em vez disso, foi tocada uma guitarra elétrica por Hank (Sugarfoot) Garland. Um mês depois, Dolores Fredericks gravou a sua versão (Decca 29716) em Nova Iorque. Os Commodores tiveram um lançamento de Whole Lotta Shakin' Goin' On (Dot 15431) em Dezembro de 1955. Finalmente, depois de quatro gravações, chegamos a Jerry Lee Lewis.

 

O disc-jockey, Johnny Littlefield, de Natchez, no Mississippi, recebeu pelo correio a última gravação de Roy Hall, pela Decca Records, Whole Lotta Shakin' Goin' On, no outono de 1955. Começou imediatamente a passá-la na rádio. Também começou a cantá-la no seu clube noturno, o Wagon Wheel (também chamado de Music Box nalgumas fontes). Um dos elementos da banda desta casa era o pianista Jerry Lee Lewis. Supostamente Lewis suplicou a Littlefield para o deixar cantar a canção no clube. Lewis tem dito que se recorda de ouvir pela primeira vez Whole Lotta Shakin' Goin' On na versão de Big Mama Thornton, algures em 1955. Obviamente que Lewis se queria referia a Big Maybelle, não a Willie Mae Thornton.

 

Seja como for, Jerry Lee Lewis incorporou Whole Lotta Shakin' Goin' On no seu número. Em finais de fevereiro ou início de março de 1957, finalmente lá gravou a canção na Sun Records. A apoiar Lewis estavam o guitarrista Roland Janes e o baterista James Van Eaton. O disco (Sun 267) foi lançado em 15 de abril de 1957, mas foi só depois de Lewis ter aparecido no The Steve Allen Show, em 28 de julho de 1957, que a canção recebeu a publicidade que precisava para finalmente entrar nas tabelas. Chegou ao 3º lugar do Top 100 da Billboard. Whole Lotta Shakin' Goin' On foi um dos dois únicos discos por um artista sem ser Elvis a alcançar o primeiro lugar tanto na tabela de country como de rhythm & blues. (O outro disco foi All I Have to Do Is Dream, dos Everly Brothers). Ao longo dos anos, a gravação de Lewis vendeu mais de 3 milhões de exemplares.

 

Se bem que Elvis tenha cantado Whole Lotta Shakin' Goin' On ao vivo em várias ocasiões, só em 22 de setembro de 1970, nos estúdios da RCA em Nashville é que ele a gravou pela primeira vez. No seu especial televisivo de 1973, Elvis: Aloha From Hawaii, ele cantou Whole Lotta Shakin' Goin' On num medley de rock. Uma mistura alternativa da canção apareceu no lançamento especial da RCA, Country Memories.

 

Letra:
 

1. I said come on over baby, a-whole lotta shakin' goin' on
Yeah, I said come on over baby, a-whole lotta shakin' goin' on
Well, we ain't fakin', a-whole lotta shakin' goin' on

Mmm, I said come on over baby, we got chicken in the barn, whose barn, what barn, my barn

Come on over baby, we got the bull by the horns
Yeah, we ain't fakin', a-whole lotta shakin' goin' on

2. Well, I said shake baby, shake, I said shake, baby shake now
I said shake it baby, shake it, I said shake it baby, shake
We ain't fakin', a-whole lotta shakin' goin' on

1. (repete)


Well my mom-mom-mom, I said shake it baby, shake it
I said shake it baby, shake it, I said shake it baby, shake all right
I said shake it baby, shake it, we ain't fakin', a-whole lotta shakin' goin' on

 

1. (repete)

Easy now

2. 1. 2. 2. (repete)

 

Onde foi lançada:
Lançada pela primeira vez em Elvis Country
»
 

LPs/CDs:

- Elvis Country (1971) »

- Aloha From Hawaii (1973) »

- Recorded Live on Stage in Memphis (1974) »

- Recorded Live on Stage in Memphis (1977) »

- Country Memories (1978) »

- The Legendary Recordings of Elvis (1979) »

– Elvis Country (1981) »

- Walk a Mile in My Shoes – The Essential 70’s Masters (1995)

- Essential Elvis, Volume 4 – A Hundred Years From Now (1996)

- Takin’ Tahoe Tonight! (2003) - FTD »

- Closing Night (2004) – FTD »

- Recorded Live on Stage in Memphis (2004) - FTD »

- I Found My Thrill (2006) - FTD »

- Elvis Country (2008) – FTD »

48 Hours to Memphis (2011) - FTD »
Elvis From Hawaii to Las Vegas (2012) - FTD »

– Murfreesboro '74 (2018) - FTD »

 

Lançamentos Pirata:

- From Hollywood to Vegas (1974) - Brookville Records
- From Las Vegas... to Niagara Falls (1974) - Live Productions LVLP

- The Hillbilly Cat "Live" (1974) - Brookville Records

- Sold Out (1974) - E.P. Records

« Página Principal « Canções  « Regressar   Avançar »