« Regressar

KING CREOLE - Enredo
 

Danny Fisher (Elvis Presley) vive com o seu pai e irmã, Mimi, em New Orleans. O Sr. Fisher (Dean Jagger), desde a morte da sua mulher, que tem andado a saltar de trabalho em trabalho. A sua grande ambição é que Danny acabe a escola secundária. No ano anterior, Danny não tinha conseguido, principalmente porque tem de trabalhar fora das horas das aulas como empregado para todo o serviço no clube noturno barato para ganhar dinheiro para a família.

 

Agora a altura de terminar o ano escolar está outra vez à porta. Enquanto andava a fazer limpezas no Blue Shade uma manhã, Danny intervém entre um patrão que estava bêbedo e uma rapariga chamada Ronnie (Carolyn Jones), a quem o homem está a insultar. Ronnie, que também está bêbeda, insiste em levar Danny de táxi à escola e fá-lo dar-lhe um beijo de despedida aos portões. Danny já estava atrasado para a última aula de graduação. E quando dá um murro a um dos rapazes, que goza com ele sobre a sua “namorada”, perde todas as hipóteses de se graduar.


Legenda: Elvis, no papel de Danny Fisher.
 

Nessa noite, Shark (Vic Morrow), líder de um gangue de malfeitores, vai atrás de Danny. Tenciona vingar o murro que Danny deu ao seu irmão na escola, mas na luta que se segue, Danny dá uma grande tareia a Shark. Uma vez que provou ser tão duro, Danny é convidado a juntar-se ao gangue para roubar uma loja. A sua tarefa é desviar as atenções do que se está a passar na loja ao cantar e tocar guitarra, enquanto os rapazes roubam. Danny concorda. Na loja conhece Nellie (Dolores Hart), uma empregada bonita e sente-se atraído por ela. Apercebe-se que Nellie sabe o que se está a passar. Mas ela não os denuncia e Danny marca um encontro com ela. Na altura das partilhas, Danny diz aos outros rapazes que já não quer mais juntar-se a eles. Consegue a gratidão e a devoção de um rapaz mudo ao insistir que ele receba a totalidade da sua parte em vez da soma miserável que os outros tencionavam dar-lhe.

 

Mais tarde, no Blue Shade, Danny fala a Ronnie, que está acompanhada de Maxie Fields (Walter Matthau), o proprietário do clube e o seu “protetor”. Sabendo que Maxie é imensamente ciumento, Ronnie finge que Danny só lhe falou porque ela o ouviu cantar e admirou a sua voz. Para provar que ela não está a mentir, Maxie ordena Danny para cantar. Entre os clientes está Charlie LeGrand (Paul Stewart), que é dono de um clube noturno rival, o King Creole. Charlie oferece a Danny um emprego como cantor no clube.

 

Danny é um sucesso como cantor no King Creole e afasta os clientes de Maxie. Shark, que agora trabalha para Maxie, é instruído por ele para envolver Danny nalguma espécie de crime. O pai de Danny tinha aceite um emprego numa farmácia onde era constantemente humilhado pelo gerente. Consciente de que Danny se sentia perturbado por isto, Shark sugere-lhe que deem uma tareia ao gerente quando fosse a caminho do banco, e Danny concorda. Infelizmente, dá-se um erro e é o Sr. Fisher que é espancado. Danny chega ao local demasiado tarde para evitar que o seu pai se ferisse seriamente. Maxie disponibiliza toda a melhor perícia médica e o Sr. Fisher recupera. Mas agora Maxie tem poder sobre Danny e ameaça destruir o King Creole a não ser que Danny trabalhe para ele. Danny não tem outra alternativa senão apresentar a sua demissão ao seu benfeitor, Charlie LeGrand, e assinar um contrato com Maxie.

 

O Sr. Fisher vai ter com Maxie para lhe suplicar que liberte Danny. Maxie diz-lhe brutalmente que o seu próprio filho tinha estado envolvido com os seus atacantes. Quando sabe disto, Danny vai vingar-se de Maxie. Depois de uma luta furiosa, Danny sai vitorioso. Diz a Ronnie para fugir de Maxie, que a maltratava tanto.

 

Recuperado da tareia que Danny lhe tinha dado, Maxie ordena ao seu gangue para ir atrás de Danny. Ronnie leva Danny de carro para fora da cidade, até a uma cabana que ela mantém como o seu local pessoal e escondido. Maxie segue-os com uma arma. Dispara, e Ronnie é morta. Danny é salvo pelo rapaz mudo com quem havia feito amizade, que ataca Maxie por trás e o atira para o rio. Maxie morre acidentalmente com um tiro da sua própria arma.

 

Danny regressa ao King Creole. Nellie, que o ama e esperou pacientemente por ele, está presente para o confortar. E a felicidade de Danny é completa quando se reconcilia com o seu pai.

« Regressar