« Página Principal    « Imprensa  « Regressar   Avançar »

Vencedor do Concurso da Rádio Renascença
- A Minha Guitarra -

 
José João, com António Freire, da Rádio Renascença.
Concurso da Rádio Renascença,  apresentado pelo programa Companhia da Música, em novembro de 2002. José João Simões, vencedor do concurso, na companhia de António Freire.

Foi com grande prazer, alegria e orgulho que participei num concurso elaborado pela Rádio Renascença (103.4, de Lisboa). O programa chama-se “Companhia da Música” e é apresentado pelo Sr. António Freire. É um programa diário, transmitido das 14h00 às 16h00, com muitos concursos, passatempos e, acima de tudo, muita e boa disposição. O concurso teve a duração de 15 dias e consistia em perguntas e respostas sobre a vida e obra do “nosso mais que tudo”, Elvis Presley. As regras eram muito simples. Diariamente eram feitas 3 perguntas a cada concorrente alternadamente, com mais uma de desempate, caso fosse necessário. O concorrente vencedor transitava para o dia seguinte e assim sucessivamente, até se encontrarem dois finalistas (um na primeira semana e outro na segunda). O prémio era muito aliciante – uma lindíssima guitarra Epiphone Elvis PR-200 (a Division of Gibson Musical Instrumental), com um certificado de autenticidade e numerada (a minha é a 126-2002).

Foram 6 os dias da minha angústia, pois só consegui entrar em jogo na terça feira da segunda semana, uma vez que o concurso foi bastante concorrido, e ainda bem porque fiquei a saber que passados 25 anos da sua morte, Elvis ainda tem muitos fãs em Portugal. Disputei a final com uma concorrente do Porto que também teve uma ótima prestação na primeira semana.

Passados uns dias de ter acabado o concurso, telefonaram da RR para me entregarem o prémio, só que tinha de ser em direto. Fiquei muito nervoso, mas no dia 27 de novembro, lá fui. Pedi dispensa do emprego nessa tarde, a qual me foi dada com muito prazer.

Quando cheguei à RR fui extremamente bem recebido, fui apresentado ao Sr. António Freire, falámos um bocadinho sobre Elvis e onde tinha nascido o meu interesse por ele (depois de me ter entregue a guitarra). Depois de alguns minutos de conversa, chegou o momento de ir para o ar, onde fui entrevistado durante cerca de 15 minutos. Durante a nossa conversa, expliquei como e quando começou o meu interesse por Elvis e ainda houve tempo para referir o nosso Clube e algumas das nossas atividades.

Para além dos nervos, acho que até correu muito bem! E à despedida ainda tive oportunidade de presentear a RR, na pessoa do Sr. António Freire, com um kit publicitário do Elvis 100%. No momento em que escrevo estão a decorrer mais dois concursos em que o prémio é também uma guitarra (Correio da Manhã e Rádio Nostalgia). Estou a ver se faço coleção...!

José João Simões

« Página Principal    « Imprensa  « Regressar   Avançar »