« Página Principal  « Iniciativas « Regressar  Avançar »

69º Aniversário de Elvis e
3º Aniversário do Elvis 100%

No passado dia 17 de janeiro foi celebrado o 3º aniversário da existência do Elvis 100% e o 69º aniversário de Elvis Presley. Ficamos contentes por informar que a aderência foi muito boa, tanto por parte de sócios e seus acompanhantes, como por parte dos músicos/cantores/amigos que se disponibilizaram para fornecer a música e a voz gratuitamente como forma de entretenimento. A sala estava cheia e o ambiente de convívio era agradável e divertido. 


Legendas: Jaime Pereira, no baixo. / Almofada de Elvis, de Pedro de Freitas Branco.

O evento em si começou depois do jantar, cujo preço baixou de € 15,00 para € 10,00/pessoa. Antes do espetáculo começar, Carlos Santos e Célia Carvalho, como Presidente e Vice Presidente do Clube, deram as boas vindas a todos, explicaram o motivo de estarem ali reunidos e agradeceram o empenho de todos: ao Restaurante “A Passarola” e aos músicos e cantores pelo trabalho envolvido na montagem e desmontagem do equipamento de som e instrumentos sobre o palco. Aproveitámos a ocasião para fazer o sorteio de um CD de Elvis, Loving You, por entre todos os sócios que estavam presentes. A sorte coube a Daniel Bacelar.


Legendas: Carlos Santos e Célia Carvalho, Presidente e Vice Presidente do Elvis 100%, dando as boas vindas. / Pedro de Freitas Branco.

De seguida, Luís de Freitas Branco apresentou um seu amigo (Dr. Carlos Morais dos Santos), que é poeta, que fez uma intervenção interessante: leu um breve historial sobre Elvis e os pontos mais altos da sua carreira e, de seguida, declamou um bonito poema da sua autoria, dedicado a Elvis (o poema está no final deste artigo).


Legendas: Zé Luís, dos Ekos, a cantar Today Tomorrow And Forever. / Luís de Freitas Branco.

E o espetáculo começou! Sobre o palco estavam Luís de Freitas Branco (guitarra acústica e voz), Pedro de Freitas Branco (guitarra elétrica e voz), Caínhas (bateria), Zé Pino (guitarra elétrica), Jaime Pereira (baixo e voz) e Daniel Bacelar (voz). Estes elementos também compõem a banda Grand Canyon Band. As versões das canções de Elvis que nos apresentaram depois de algumas semanas a ensaiar, eram versões muito próprias e pessoais, mas não menos interessantes e divertidas. Os músicos variaram um pouco ao longo do espetáculo, como foi o caso de Adrien Ransy e Michel Mounier (ambos na bateria), Luís Rosa (guitarra) e os Old Blues Band, que contribuíram com uma parte muito pessoal, exclusivamente de Blues e que deu um novo sabor ao espetáculo.


Legendas: Luís Rosa, dos Ekos. / Daniel Bacelar.

Daniel Bacelar também fez uma pequena homenagem ao seu ídolo, Ricky Nelson, com músicas bonitas deste cantor. A sua introdução antes de cantar  foi muito interessante. Daniel Bacelar confessou que nunca tinha gostado de Elvis Presley (e Ricky Nelson tinha Elvis por ídolo), mas quando se confrontou com a notícia da sua morte em Nova Iorque depois de ligar a televisão do quarto do hotel, ficou muito chocado porque sentiu que, mesmo sem gostar dele, o mundo tinha perdido algo de muito especial e iria ficar diferente. Só depois da morte de Elvis e também por ter entrado para o nosso Clube, é que se começou a familiarizar mais com a sua obra e chegou à seguinte conclusão: “Ricky Nelson pode muito bem ter sido O Príncipe, mas O Rei, esse, sem dúvida, que foi e é Elvis Presley.” Isto mostra, mais uma vez, que nunca é tarde para sermos conquistados pela magia de Elvis. 


Legendas: Jorge Branco, responsável pelo som, e Gabi. / Adrien Ransy, na bateria.

Outra intervenção bonita e bem vinda, foi feita por dois elementos do grupo dos anos 60, Os Ekos, Zé Luís (voz e guitarra acústica), Luís Rosa (guitarra acústica) e Franklin (teclas). A nosso pedido, cantaram uma versão da canção Today Tomorrow And Forever, que nos anos 60 gravaram numa versão em português mais ritmada que a versão de Elvis. Nesta noite cantaram-na em português e em inglês, numa versão lenta como a de Elvis que, a nosso ver, ficou excelente. Notámos também que foi uma homenagem sentida. 

 
Legendas: Michel Mounier. / Tó Bagorro e os Old Blues Band.

Como não podia deixar de ser, o espetáculo terminou a rockar, com uma versão bem mexida de Blue Suede Shoes, à qual Pedro de Freitas Branco deu voz. Este último, também ele grande fã de Elvis, fez-se sócio do nosso clube nessa mesma noite, a quem damos as nossas boas vindas. Já passava das 02h00 da manhã quando terminou, mas pensamos que quem esteve presente foi para casa com boas recordações desta noite de celebração e homenagem feitas a Elvis Presley.

Como vem sendo hábito, aqui ficam os nomes dos sócios que estiveram presentes neste evento: Afonso Silva, Ana Paula Carrilho, Carlos Santos, Carlos Silva, César Santos, Célia Carvalho, Cristina Santos, Conceição Campos, Daniel Bacelar, Etelvina Brázia, Fernanda Bacelar, Fernanda Ramos, Filomena Silva, Humberto Ladeira, Jorge Branco, José João Simões, Manuel Monteiro (Hillbilly Cat), Paula Silva, Pedro de Freitas Branco, Sandra Santos, Serafim Cortizo e Victor Gomes. Claro que todos os acompanhantes que trouxeram foram também todos muito bem vindos.

E agora, deixamo-vos com o bonito poema que foi declamado durante a nossa festa e filmes resumo que mostram as atuações desta noite, em baixo.

ELVIS PRESLEY PARA SEMPRE

de Dr. Carlos Morais dos Santos

São os requebros e as gingas do teu corpo
São os cambiantes multicolores da tua voz
São as carícias lânguidas das canções de amor
São os sons fortes dos cantares provocantes
Que agitam o frenesim da coreografia sensual
Que sacodem o pudor dos preconceitos puritanos
Que balançam livremente as contidas emoções
Que te fazem estranho, exótico, mas mágico
Mas é esse fogo delirante e arrasador
Mas é nessa música irrequieta, louca e doce
Mas é nesses movimentos de corpo em delírio
Que te reconhecemos como símbolo de uma libertação
Que te coroámos do Rock, Elvis, o nosso Rei
Que te cantamos ainda hoje, nosso irmão.

Legenda: Dr. Carlos Morais dos Santos, declamando o seu poema.


« Página Principal  « Iniciativas « Regressar  Avançar »