« Página Principal  « Iniciativas « Regressar  Avançar »


MUSEU ELVIS PORTUGUÊS!

Aníbal da Costa Santos Simão nasceu a 22/03/1950, na Espinheira, freguesia e concelho de Oliveira de Azeméis. As suas origens são muito humildes, sendo um dos 6 irmãos de uma família que passou por imensas dificuldades. Começou a trabalhar aos 12 anos como operário da indústria de moldes, emprego que manteve durante 5 anos. Em 1968 iniciou a aprendizagem como barbeiro no salão Martel, na época uma barbearia que revolucionou essa atividade na então vila de Oliveira de Azeméis. 


Legenda: Célia Carvalho, com Aníbal Simão, em Oliveira de Azeméis.

O serviço militar impôs-lhe apenas meio ano de recruta e a incorporação para a Guiné levou-o a Mampatá-Aldeia Formosa (1972-1974) com a especialidade de condutor. Curiosamente, desde o período de tropa, nunca mais conduziu, nem sequer pediu a passagem da carta de condução civil, como tinha direito.

A 25 de agosto regressa a Portugal e após muito pouco tempo vai trabalhar para uma pequena barbearia localizada nas proximidades do Parque de La Salette. A sua personalidade determinada fez com que oferecesse 15 contos pelo trespasse do estabelecimento e concretiza o sonho de ter o seu próprio negócio.

Mesmo assim a sua história seria tão igual a milhares de portugueses, não fosse o caso ser um dos mais incondicionais fãs de Elvis Presley. Essa paixão, que tem desde quase criança, nasceu porque para além de gostar das canções de Elvis, admira a nobreza de carácter do “rei” e a sua rebeldia face a uma sociedade injusta. 

Hoje, na sua cidade natal, Aníbal é mais “Elvis” do que outras coisas, mercê da sua popularidade granjeada por ter sido quem nos últimos tempos mais divulgou pelo país e estrangeiro o nome da sua terra natal. E por isso não admira que a sua barbearia seja procurada por cada vez mais clientes e até curiosos ansiosos por aí verem os mais de mil objetos que colecionou ao longo dos tempos, todos relacionados com o Rei do Rock.


Legendas: Jorge Custódio, com Aníbal Simão, em Oliveira de Azeméis, no Parque da Nossa Senhora de La Salette. / Peça oferecida a Aníbal Simão, com motivos Elvísticos e alusivos à sua profissão. 

No passado dia 7 de julho de 2013, numa justa homenagem a Aníbal Simão, o Elvis 100% fez-lhe uma visita na sua barbearia-museu dedicada a Elvis e ofereceu-lhe uma peça para a sua coleção, especialmente concebida pelo clube e dedicada ao barbeiro fã do Rei.

Na mensagem que acompanha a peça, pode ler-se:

              “Sr. Aníbal, esta oferta, este gesto, são emblemáticos. Significam o nosso reconhecimento pela sua extrema dedicação, no sentido de perpetuar a vida e obra de Elvis Presley.
              “O seu contributo supera as expetativas dos apreciadores mais comuns. E deixa igualmente fascinados todos os fãs que tenham a real sorte  de visitar o seu espaço-museu.
              “É com todo o carinho que o Fã Clube Elvis 100% lhe presta esta singela homenagem. Bem-haja. Viva Elvis.”


Legendas: Aníbal Simão e Célia Carvalho, com a peça oferecida, dentro da barbearia. / Panorâmica da barbearia.


Legendas: Outras panorâmicas da barbearia.

Se puderem, passem neste estabelecimento, pois vale bem a pena visitar!

Curiosidades sobre a barbearia:

Contém centenas (mais de mil) peças de memorabilia de Elvis;
Todos os clientes que lá vão cortar o cabelo, só ouvem e veem Elvis a cantar;
O único que canta para além de Elvis é o canário que habita na barbearia e que se chama (adivinhem?) Elvis, claro está!
Também tem um livro especial, que pode ser assinado pelos visitantes e já contém literalmente milhares de mensagens. 

Para ver mais fotos, é consultar a página do Facebook do Elvis 100%, no álbum dedicado à barbearia:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.642263552472949.1073741827.194354673930508&type=3

« Página Principal  « Iniciativas « Regressar  Avançar »