« Regressar

Black Herringbone (Preto Ponto de Espinha)
Las Vegas, Temporada 1 – 57 Espetáculos – 31 de julho – 28 de agosto de 1969


O Black Herringbone é, tal como todos os fatos desta primeira temporada em Las Vegas, um fato de duas peças com uma parte de cima e umas calças sempre da mesma cor. A inspiração para estes fatos foi retirada dos fatos de karaté, para que Elvis se pudesse movimentar à vontade sobre o palco. A parte de cima preta é como uma camisola comprida com uma grande abertura no peito, um fecho sob o braço esquerdo até ao fundo, tornando assim possível despir este fato apertado. Um padrão em ponto de espinha foi criado à volta da abertura do peito e da pequena gola, com cinco centímetros de largura. O padrão termina no final da abertura do peito e este é o único fato Herringbone feito desta maneira. Este fato também tem uma pequena presilha que mantem o fundo da abertura do peito unida. De cada lado das mangas existe um botão preto. Todos os outros fatos Herringbone têm dois botões de cada lado. A parte de cima do fato tem um forro macio e agradável em seda.
 

As calças são pretas e de design bastante simples, com o mesmo tipo de forro em seda. Apenas podemos imaginar como devia ser quente para Elvis atuar nestes fatos escuros com imensos projetores de luzes sobre si mesmo naquela pequena sala de espetáculos no meio do deserto do Nevada em agosto, quando o ar condicionado provavelmente era uma exigência.

 

O cinco de 5 centímetros de largura em tecido preto foi inspirado por um cinto de karaté e tinha o mesmo padrão em espinha, com aproximadamente 16 centímetros de comprimento de franjas compridas em cada ponta. O cinto era atado por cima da parte de cima do fato e sempre do lado esquerdo.




Legenda: Por vezes, Elvis também usava este fato fora de palco, com o cinto de ouro, que o International Hotel lhe ofereceu por ter batido todos os recordes de assistência na sua sala de espetáculos.

 

Elvis também usava o  lenço preto com riscas azuis e brancas, a combinar com este fato. O lenço fazia sempre parte das roupas de palco nesta temporada e normalmente Elvis usava-os durante o concerto todo com algumas exceções em que os atirava para o público.

 

Esta primeira versão do fato Black Herringbone, Black Cossak (Cossaco Preto) ou Black Karate Style (Preto em Estilo Karaté), como também é conhecido, foi usado pela primeira vez em 31 de julho de 1969 – no concerto de estreia. Foi um evento especial para Elvis. E este fato tornou-se numa recordação acarinhada ligada ao seu regresso como artista ao vivo e hoje pode ser visto em exposição em Graceland.
 

Lista de Concertos Conhecida a usar este fato:

 

Data

Edifício

Local

Hora

Público

Cinto

Músicos

31/07/1969

International Hotel

Las Vegas, Nevada

22h15 (Estreia)

2.200

Macramé Preto

Calças pretas com camisa branca

04/08/1969

International Hotel

Las Vegas, Nevada

20h15 (Jantar)

2.200

Metal Concha

Fato branco

04/08/1969

International Hotel

Las Vegas, Nevada

00h00
(Meia noite)

2.200

Macramé Preto

Fato branco

18/08/1969

International Hotel

Las Vegas, Nevada

00h00 (Meia noite)

2.200

Macramé Preto

Fato branco

21/08/1969

International Hotel

Las Vegas, Nevada

20h15 (Jantar)

2.200

Macramé Preto

 

23/08/1969

International Hotel

Las Vegas, Nevada

20h15 (Jantar)

2.200

Macramé Preto

Fato preto com parte branca junto ao pescoço

 

Fontes:

Elvis Presley, Fashion for a King, de Tommy Edwardsen e Atle S. Larsen (Follow That Dream)

Elvis, 69 – The Return, de Joseph A. Tunzi

Elvis – The Concert Years – 1969-1977, de Stein Erik Skar

Site Elvis Presley in Concert, TCB World e outros.

Galeria - 31/07/1969:
 

Galeria - Outros Concertos:
 

« Regressar