« Página Principal  « Iniciativas  « Regressar  Avançar »

A Festa de 15 de Setembro

A música de fundo que se está a ouvir é Elvis a cantar com a sua filha, Lisa Marie, Don't Cry Daddy, em dueto.

Conceição Silva, Paula Campos e amigos.
Legendas: Conceição Campos, Paula Silva, Carlos Silva e amigos.

Quando a Direção deste Clube chegou ao Bar Roxy Romeo, em Alhandra, foi uma surpresa total – deparámos com o que podemos chamar de iniciativa em ação. O proprietário do bar tinha colocado um poster gigante de Elvis na fachada do bar, bem como um cartaz enorme anunciando a nossa festa. O proprietário, o Sr. Francisco, é também ele um grande fã do rock’n’roll dos anos 50 e 60 e desde o primeiro dia nos apoiou, recebeu a nossa festa de braços abertos.

Depois de termos decorado o local com artigos "Elvísticos", começaram a chegar os sócios e acompanhantes destes, bem como algumas pessoas da zona, movidas pela curiosidade e também pelo que haviam lido no Jornal Correio da Manhã (ver Imprensa). Tínhamos um programa planeado e tentámos segui-lo da melhor forma possível, tendo em atenção o atraso de algumas pessoas.

Serafim Cortizo, numa sessão de karaoke. Cartaz na fachada do Roxy Romeo. Mª Antónia Pereira, vencedora do leilão.
Legendas: Serafim Cortizo, numa sessão de Karaoke. / O cartaz colocado na fachada do edifício. / Maria Antónia Pereira, vencedora do leilão.

À chegada todos os sócios eram recebidos com uma oferta, lá dentro Elvis ia cantando as suas canções e, com a sala praticamente cheia (ainda vinha gente a caminho), demos início ao evento por volta das 16h00. O Presidente do Elvis 100%, Carlos Santos, subiu ao palco e deu as boas vindas a todos. Seguidamente, a Vice Presidente, Célia Carvalho, fez um breve discurso sobre a catástrofe ocorrida no dia 11 de setembro em Nova Iorque, dizendo que o Clube Elvis 100% estava solidário com as vítimas e as famílias das mesmas e que havíamos enviado um email para Graceland a manifestar a nossa solidariedade. Acrescentou ainda que se Elvis fosse vivo, ele próprio estaria já a fazer algo para ajudar; quanto a nós, de uma forma singela, achámos que a melhor maneira de prestar homenagem aos atingidos pela catástrofe seria passar a canção America The Beautiful na voz bela e sentida do ídolo de todos nós... fez-se silêncio e Elvis cantou. No fim, as palmas de todos mostraram que o sentimento de homenagem era comum.

Fernando e Cleber, do Brasil. Victor Rodrigues. José Rodrigues e Virgínia Rebelo.
Legendas: Fernando e Cleber, do Brasil. / Victor Rodrigues. / José Rodrigues e Virgínia Rebelo.

Porém, a vida continua, foi Elvis que nos juntou ali, era hora de festejar em nome do Rei. Iniciámos com uma sessão de karaoke com todos os participantes a terem direito a fortes aplausos; seguiram-se imagens da reportagem que a SIC fez sobre o Elvis 100% (ver Imprensa) no dia 16 de agosto. Seguidamente, Elvis cantou Don’t Cry Daddy e logo a seguir cantou a mesma canção acompanhado de Lisa Marie, sua filha. Foi feita uma breve nota introdutória sobre essas imagens: em 16 de agosto de 1997 Lisa quis homenagear o seu pai e premiar os seus admiradores presentes no Mid-South Coliseum de Memphis num dueto com Elvis, recorrendo às grandes tecnologias (algo semelhante ao que Natalie Cole fez com Nat "King" Cole na canção Unforgettable). A apresentação dessas imagens só foi possível devido ao facto de dois elementos da Direção do Elvis 100% terem estado em Memphis na noite em que Lisa mostrou ao mundo essa maravilha da tecnologia. Foi uma grande surpresa para os presentes no Roxy Romeo naquela tarde.

 Carla Vieira e Carlos Silva. Paulo Quintino. Serafim Cortizo e Délia Barros.  
Legendas: Carla Vieira e Carlos Silva. / Paulo Quintino. / Serafim Cortizo e Délia Barros.

Era chegado o momento de dar início ao concurso "Quem Quer Ser o Fã Número 1?", todos os sócios participaram, todos eles uns verdadeiros "crânios" no que toca a cultura "Elvística". A luta foi tão renhida que, no fim, teve de haver desempate. Em primeiro lugar ficou Carlos Silva, que recebeu uma cassete de vídeo do Rei, em segundo e terceiro lugares ficaram, respetivamente, Fernanda Ramos e Victor Rodrigues, recebendo, cada um deles, um CD de Elvis. Sempre na companhia da voz e da imagem de Elvis, prosseguimos com o leilão de um magnífico quadro de Elvis nos anos 70, tamanho 50/60. A luta foi difícil e este quadro acabou por ir para casa da sócia Mª Antónia Pereira que, no final do leilão, disse, "Estava a ver que não!"

Manuela Pimentão e Fernando Pimentão. Miguel Santos. Tito Seixas.
Legendas: Maria Manuela Pimentão e Fernando Pimentão. / Miguel Santos. / Tito Seixas.

Seguiu-se o momento musical ao vivo. Carlos Santos interpretou, entre outras coisas, alguns dos melhores medleys de Elvis, ao que se seguiu mais imagens de Elvis, desta vez uma seleção de cenas de That’s The Way It Is 2, onde é sempre impossível ficar indiferente ao carisma do nosso ídolo.

Fernanda Ramos. Dionísio Cintrão. Isabel Lousada. Fernando Pires e Falina.
Legendas: Fernanda Ramos. / Dionísio Cintrão. / Isabel Lousada. / Fernando Pinto e Falina Pires.

Durante todos estes acontecimentos, o nosso stand de artigos quase esgotou, os sócios contribuíram para a nossa campanha de solidariedade para com a Casa de Betânia (ver Beneficência) – agradecemos em nome da instituição e em nome de Elvis, pois é em nome dele que estamos a atuar e vamos entregar todos os donativos conseguidos até ao final do ano. Para terminar, nada melhor do que imagens inéditas de In Concert 1977.

Para podermos melhorar os nossos eventos, recolhemos as opiniões de todos sobre todos os aspetos da nossa festa. O balanço foi 100% positivo. Todas as sugestões que nos deram para o próximo evento (já em preparação) vão ser postas em prática. Dois aspetos da festa que menos agradaram aos sócios foram o calor e o facto de não terem ganho o concurso. Entre sócios e admiradores estiveram presentes 34 pessoas (sem contar com as pessoas da zona). Esperamos dobrar este número no próximo evento, para nos conhecermos todos e partilhar Elvis. Resta-nos agradecer a todas as pessoas presentes, em especial àquelas que vieram de longe e que, mesmo perante adversidades (como Victor Rodrigues, de Tábua, que sofreu um acidente e, mesmo assim, foi o primeiro a chegar!) não deixaram de aparecer. Ao longo do dia, os comentários que foram fazendo não nos passaram despercebidos e incentivam-nos a continuar. Muito obrigado a: Falina e Fernando Pires, Paulo Quintino e Bruno Quintino, Miguel Santos (de Leiria), Carlos Silva e Carla Vieira, Mª  Antónia Pereira, Dionísio Cintrão (de Santarém), Virgínia Rebelo e José Rodrigues (do Entroncamento), Isabel Lousada, Cleber e Fernando (cantores e artistas do Brasil), Fernanda Ramos, Serafim Cortizo, Fernando Pimentão e Manuela Pimentão, Tito Seixas e Luís Seixas e Délia Barros. Gostaríamos também de dar umas boas vindas especiais a São Campos e a Paula Silva, que se inscreveram no nosso Clube nesse mesmo dia, bem como aos seus acompanhantes, Joaquim Amadeu, Fernanda Maria, Carlos Alberto, Luís, Cláudia e Ricardo. O nosso muito obrigado ao Sr. Francisco e ao Jimmy por toda a ajuda prestada nas questões logísticas em torno da festa.

Sr. Francisco.
Legendas: Francisco Romão, proprietário do Roxy Romeo.

Esperamos poder contar com a vossa presença em eventos futuros e que aqueles que não puderam ir à última da hora possam também participar: Manuel Monteiro, Humberto Ladeira, Celso Ladeira, Nelson Anjos, Filipe Tavares, Lu Ribeiro e Isabel Gonçalves. Lu Ribeiro fez uma chamada telefónica durante a festa para desejar que nos divertíssemos e para enviar beijinhos a todos. Em nome de todos os presentes na festa quando demos o recado, enviamos também muitos beijinhos para ela. Recebida foi também a mensagem de Patrícia Ramos que não pôde estar presente por viver no estrangeiro, mas que quis dizer que estava connosco em pensamento. Esperamos que todos as possam conhecer pessoalmente numa próxima oportunidade.

« Página Principal  « Iniciativas  « Regressar  Avançar »